28 de agosto de 2015

Prefeito de Icó denuncia loteamento irregular em área do Dnocs que deveria ser doada à UFCA


Prefeito de Icó: Jaime Júnior

O prefeito de Icó, Jaime Júnior, rebateu a informação do Dnocs de que a área solicitada pela UFCA é de reserva legal. “Está ocupada por um posseiro, há máquinas trabalhando e divisões para loteamento”, afirmou. “Os alunos ficaram de denunciar esse fato ao Ministério Público Federal”. Segundo o gestor, a área escolhida tem 30 hectares, mas a Universidade solicita 20 hectares. “Na época da nossa solicitação, a direção local do Dnocs concordou, mas em Fortaleza houve mudança por interesse político”.

O gestor de Icó disse que a direção estadual do órgão tem interesse em não liberar a área para a UFCA por interesse de grupo político, com fins econômicos. “Isso é um fato grave”, frisou.

Jaime Júnior disse que há empresários locais dispostos a fazer a doação de terreno para a UFCA em área próxima ao Posto da Polícia Rodoviária Federal, nas margens da BR 116. “Técnicos da Universidade já visitaram a área para análise”, informou. “Claro que a prioridade é o terreno do Dnocs que é mais próximo da cidade, uma área plana”.

ESCLARECIMENTO

O coordenador estadual do Dnocs, José Falb Ferreira Gomes, esclareceu que a decisão não tem conotação política. “O pedido foi feito pela Reitoria da UFCA e os técnicos do Dnocs analisaram a área e viram a impossibilidade de doação, pois já há um déficit de área de reserva legal”, informou. “Temos de cumprir uma lei maior, que é o Código Florestal”.

Falb Gomes frisou que o Dnocs tem interesse em fazer a cessão ou doação de outra área. “O terreno que nos foi solicitado não pode ser doado, tem rede de transmissão de energia e canal de irrigação, com área de domínio”, disse. “Se localizarem nova área vamos analisar a viabilidade, pois estamos abertos ao diálogo e temos interesse em contribuir com o desenvolvimento da cidade, a vinda de cursos como agronomia”. Gomes observou ainda que o pedido de um imóvel menor de 20 hectares facilitaria o processo de cessão e doação para construção do campus universitário em área do Perímetro de Irrigação Icó – Lima Campos.

Fonte: Diário do Nordeste/Honório Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A página do Blog Icó na rede está aberta as postagens anônimas. Mas claro, se houver qualquer tipo de palavras de baixo calão, ou que denigram a imagem, o comentário será retirado.